Anuncie aqui!


A idéia do evento surgiu em 1998 com a intenção de movimentar a cena underground de Fernandópolis e região, pois nessa época a escassez de shows de METAL no interior e, principalmente no noroeste paulista era grande, com exceção de alguns shows que rolavam na cidade de Catanduva, promovidos pela Apache Record´s, que chegou a trazer bandas de renome internacional, tais como: Mercyful Fate, Exodus, Gamma Ray, Helloween, Sepultura, Kreator, Tristania, Primal Fear, entre outras.

Assim, os integrantes da banda fernandopolense de Thrash/Death Metal TerrorCult resolveram fazer um festival, intitulado naquele momento “Doomsday Celebration Festival” inspirado em uma música do Morbid Angel, do álbum Blessed are the Sick.

A primeira edição...
 

Realizada no dia 12/12/1998 no CPP (Centro do Professorado Paulista), contou com a presença das seguintes bandas: TerrorCult (Fernandópolis-SP), Nothing Face (São José do Rio Preto-SP), Sabotage (São José do Rio Preto-SP), House of Hate (São José do Rio Preto-SP), Razamanaz (Lages-SC) e Nervochaos (São Paulo-SP), sendo que esta última acabou não comparecendo, pois houve um problema de comunicação entre a banda e a organização, e eles acabaram fechando outro show na cidade de São Paulo no mesmo dia. Com a data e bandas definidas, o próximo passo era a divulgação. Naquela época não se dispunha de todas as facilidades que a internet nos proporciona atualmente, assim todo trabalho de divulgação do evento foi feito através do bom e velho correio. Cartas e mais cartas contendo flyers e cartazes foram enviados para diversas cidades da região e a resposta do público foi muito boa. Tivemos aproximadamente 250 pagantes!

Uma curiosidade, no mínimo interessante, que vale ser lembrada: no dia 13/12/98, domingão pós-festival, estávamos nós no clube desmontando o equipamento de som/iluminação, quando ouvimos a seguinte frase, de uma das funcionárias do clube: "os animaizinhos até que se comportaram bem", se referindo ao fato de que não houve briga, o local não foi destruido, estava tudo arrumado, do mesmo jeito que estva quando alugamos. Passado uma semana, dia 19/12/98 pra ser mais exato, houve no mesmo clube um "BAILE DE GALA", com a "nata" da sociedade fernandopolense, todo mundo bem vestido (terno e gravata), coisa e tal, certa hora da noite saiu a maior treta no salão, quebraram tudo e o clube ficou um tempo sem poder receber eventos desse porte. Motivo? Tinha acabado o salgadinho e o esquema era "open bar" de salgadinho e bebidas!!! Acho que essa passagem mostra realmente que as aparências enganam, e as vezes enganam muito!!!!!

O show...
No sábado à tarde tivemos alguns pequenos problemas com a equipe que montaria o som, que deixou a organização um pouco apreensiva. Dificuldades sanadas, as bandas começaram a chegar e gostaram do que viram, tanto com relação ao equipamento de som quanto a estrutura do local.
A primeira banda a subir no palco foi a TerrorCult, fizeram um show curto e direto, sendo que esta foi uma das primeiras apresentações da sua carreira, o Sabotage foi a próxima, com seu Heavy/Thrash cheio de melodia ganhou o público logo na primeira música. O Nothing Face banda amplamente divulgada e conhecida na região também não decepcionou com Thrash Metal, o House of Hate também iniciante fez um show bem legal, mostrando músicas próprias e covers. O encerramento da noite ficou por conta dos catarinenses do Razamanaz de deram uma aula de Metal. Saldo bastante positivo para um evento que acabará de nascer!


A segunda edição...

Com mais experiência, partiram para realização de mais uma edição do Doomsday, como ficou conhecido o festival...
Realizado no dia 17/06/2000 na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), contando com as bandas: TerrorCult (Fernandópolis-SP), Wildrunner (Votuporanga-SP), TerrorScum (Catanduva-SP), Scraper Head (São Paulo-SP) e Nervochaos (São Paulo-SP) e um público de aproximadamente 300 pessoas que não deixaram pedra sobre pedra no clube!

O show...
A movimentação começou logo pela manhã, com a montagem do palco, iluminação e som. Logo depois do almoço as bandas de São Paulo chegaram para a passagem de som. Houve algumas passagens interessantes nesta noite, alguns aposentados do Banco do Brasil estavam no clube a tarde tomando uma “cervejinha” e ficaram especulando o que iria acontecer ali. Quando ficaram sabendo do que se tratavam ficaram bravos com “os porquês” de a imprensa local não estar lá cobrindo o evento, uma vez que as duas bandas de São Paulo estariam fazendo show de lançamento dos seus novos trabalhos. E a noite esses mesmos senhores apareceram no show e ficaram até o final, inclusive compraram o material que as bandas trouxeram e elogiaram muito a organização!

Voltando ao show, a primeira banda a tocar foi o Wildrunner. Tocaram covers de bandas consagradas de Heavy Metal, levando o público ao delírio. O TerrorCult subiu na seqüência, agora mais experientes e com maior presença de palco, deram conta do recado. O TerrorScum destruiu tudo com seu Grind Core violentíssimo!
O Scraper Head foi a próxima. A banda teve o início de sua carreira em Caxias do Sul-RS depois se mudaram para SP. O som dos caras é basicamente um Thrash Metal com algumas influências de HardCore. Puta show! Desta vez não teve furo nem falha, o Nervochaos tocou pela primeira em Fernandópolis; mostrando sua nova formação e fizeram valer à pena a espera. Apresentaram músicas do primeiro álbum e algumas que estariam no segundo play. Para muitos dos presentes esta foi a melhor edição do festival... Com certeza ainda está na memória de muitos!


A terceira edição...

Desta feita, houve uma mudança no quadro dos organizadores, mas o espírito permaneceu o mesmo, foi realizada no dia 11/05/2002 no clube da CESP e foi aprimeira edição beneficente, pois junto do ingresso foi cobrado 1 litro de leite longa vida. Foram arrecadados cerca de 400 litros de leite, que foram doados posteriormente para o Centro Social de Menores e para o Orfanato “Casa da Criança”, atitude bastante elogiada na época, mostrando que os “roqueiros” não são tudo isso que se falam por ai...

Contando com as bandas: TerrorCult, Abhatron e Sheitan (todas de Fernandópolis-SP), Putrefaction (São José do Rio Preto-SP), Oligarquia (São Paulo-SP) e mais uma vez o Nervochaos (São Paulo-SP).
O show...
Novamente, desde a manhã já havia movimentação no Clube da CESP, com a montagem do som, iluminação, bar, etc. Por volta das 16h as duas bandas de São Paulo chegaram, mas como som ainda não estava totalmente montado, houve um tempo para uma partida de futebol, bem no estilo “Rock Gol”. Fim de jogo, as bandas partiram para passagem de som. No final da tarde já notava a aglomeração de pessoas na frente do clube! Com um público de aproximadamente 350 pessoas (note a evolução em relação a primeira edição, mostrando que o festival ganhava força na região), tudo correu tranquilamente.

O “opening act” ficou por conta do Abhatron, mostrando seu Thrash Metal bastante influenciado pelo Punk Rock, agitaram bastante os bangers presentes. O TerrorCult foi a próxima, com uma formação um tanto quanto diferente, apenas 2 integrantes (guitarra/voz e batera) fizeram uma excelente apresentação. O Putrefaction foi a próxima, Death Metal oitentista de  responsa! O Sheitan foi a quarta banda a se apresentar, mostrando seu Black Metal calcado nas raízes do estilo, o Oligarquia veio na sequencia, com um Death Metal poderoso, totalmente “Old School”, mostrando as músicas do seu álbum de estréia, ótimo show! Mais uma vez o encerramento ficou a cargo do Nervochaos, que novamente veio apresentar sua formação nova e as músicas do segundo álbum. Um show bastante empolgante, que teve uma ótima resposta do público, que ainda estava de pé, agitando bastante, mesmo já tendo passado das 3 da manhã!

Mais uma grande noite, mostrando que a cena underground do interior é muito forte!

O hiato...
Após a realização desta edição do Doomsday, Fernandópolis ficou sete anos sem receber nenhum show de Metal. Esta lacuna de tempo deu-se por conta de muitas dificuldades impostas pelos órgãos públicos para liberação dos alvarás, falta de patrocinadores para cobrir parte dos gastos, falta de interesse também das pessoas para ajudarem na realização de novas edições, etc.

Foi então que, em 2008, um grupo de amigos resolve se juntar, na intenção de promover a cena local, formando o Rock Club Fernandópolis. A idéia do clube é realmente fazer acontecer uma cena alternativa na cidade e região, voltada ao Rock 'n Roll e suas subdivisões.

Em abril de 2009, o RCF realiza o seu primeiro evento, o Megafone: Festival de Música Independente, que serviu para levantar mais uma vez o nome de Fernandópolis no circuito underground paulista.


A retomada...

Com os bons resultados alcançados na realização do Megafone, a equipe do RCF não pensou duas vezes para trazer de volta o Doomsday. Mantendo a mesma idéia inicial, ou seja, apenas com bandas de Metal. No dia 17/10/2009, na AABB, será realizada a quarta edição do festival, que contará com a presença das seguintes bandas: TerrorCult (Fernandópolis-SP),  Prey of Chaos (Catanduva-P),  Oligarquia (São Paulo-SP) e Genocídio (São Paulo-SP). Site oficial do Genocídio !

Esperamos mais uma vez que o festival seja bastante prestigiado pelo público, já que todas as bandas prometem excelentes apresentações, para matar a sede dos presentes!

0 comentários:

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.